Em busca do bom, bonito e barato!

Café Império – Alameda

O Café Império é um espaço histórico (talvez mesmo mítico) na cidade de Lisboa. Basta dizer que os nossos pais  frequentavam este espaço quando ainda eram mais novos do que nós agora. É com alegria pois que entrámos neste espaço reconquistado pela cidade à IURD há uns anos atrás, recordo-me que iria de servir de parque de estacionamento do templo que funcionava no cinema contiguo….

O espaço em sí é único, tem 2 andares e um pé direito impressionante. Descem-se as escadas, porque o restaurante fica no piso de baixo (em cima é café) e nota-se que houve uma remodelação há pouco tempo. O espaço é imenso e tem bastantes mesas. Na nossa opinião também existem televisões, plasmas e projectores a mais. Na parede alguns néons de estética duvidosa. Curiosamente depois no site anunciam um 3º espaço, o restaurante histórico, mas que não vislumbrei sequer onde poderia ser.

O menú é bastante completo com propostas diversas, mas claramente as especialidades são as carnes, e em especial o Bife Império. Assim, pedimos o Bife Império que é servido sempre com o molho Império (ao menos o cliente não fica indeciso na escolha) e Escalopes com Gorgonzola. A acompanhar as típicas imperiais fresquinhas. A comida é razoável, nem boa nem má, quer o bife quer os escalopes cumpriam e ficámos saciados mas falta ali qualquer coisa. Talvez tudo muito industrial. É pena, um espaço deste calibre e peso histórico merecia melhor. Pergunto-me se ainda falta recuperar a cozinha para o nível de umas décadas atrás ou se hoje em dia somos mais exigentes? Não sei, porque foi a primeira vez que aqui fomos, mas é certo que em Lisboa há bifes muito melhores do que este. O atendimento é como a comida, razoável, nem bom nem mau. Já o preço é relativamente puxado, principalmente comparado com outras alternativas (algumas até bem próximas), mas também não se pode considerar excessivo.

Em suma, trata-se de um local agradável para ir com um grupo de amigos beber umas cervejas num dia de futebol e disfrutar de todos os lcds e projectores a dar o jogo.

Resumo

Custo médio por pessoa: 18 euros por pessoa
Comida: Razoável
Atendimento: Razoável

Mapa



3 Colheradas em “Café Império – Alameda”

  • O café Império está lamentavelmente na linha da mesma miopia dos restaurante outrora mais tipicos de Lisboa. Para quem não saiba, aqui vai a explicação: Quase todos os restaurantes famosos de Lisboa são detidos por grupos económicos, cada grupo detêm meia duzia de restaurantes de renome e que gerem como centros de custo; pode que até seja de momento rentável e certamente será mas ditos restaurantes perderam o toque humano que o dono imprimia; hoje o unico objectivo desses grupos é rentabilizar o investimento à custa da fama de outrora; uma visão miope que a médio prazo irá arrasar a restauração lisboeta; o serviço é horrivel, porque o pessoal mal pago tem muita rotação; a comida também não tem nenhum toque pessoal, porque ainda é mais dificl reter um bom cozinheiro com salário de escravo e no final o cliente acaba a “comer” o ambiente, a glória de outrora e quando tempo durará isso? A mesma história se repete lamentavelmente na Brasileira, Benard…..todos a viver do passado e vendendo o passado caro em uma realidade presente mediocre.

  • Exmos. Senhores, gostava que me esclarecessem uma dúvida: no Sábado irei com um grupo de amigos ao vosso restaurante mas alguns não vão fazer uma refeição. Será que pudemos permanecer no restaurante? Muito obrigada

  • Olá Sofia, esse tipo de perguntas tem de dirigir ao próprio restaurante, os comentários servem para dar a sua opinião acerca da casa.

Deixar uma resposta