O Café Império é um espaço histórico (talvez mesmo mítico) na cidade de Lisboa. Basta dizer que os nossos pais frequentavam este espaço quando ainda eram mais novos do que nós agora. É com alegria pois que entrámos neste espaço reconquistado pela cidade à IURD há uns anos atrás, recordo-me que iria de servir de parque de estacionamento do templo que funcionava no cinema contiguo….
O espaço em sí é único, tem 2 andares e um pé direito impressionante. Descem-se as escadas, porque o restaurante fica no piso de baixo (em cima é café) e nota-se que houve uma remodelação há pouco tempo. O espaço é imenso e tem bastantes mesas. Na nossa opinião também existem televisões, plasmas e projectores a mais. Na parede alguns néons de estética duvidosa. Curiosamente depois no site anunciam um 3º espaço, o restaurante histórico, mas que não vislumbrei sequer onde poderia ser.
O menú é bastante completo com propostas diversas, mas claramente as especialidades são as carnes, e em especial o Bife Império. Assim, pedimos o Bife Império que é servido sempre com o molho Império (ao menos o cliente não fica indeciso na escolha) e Escalopes com Gorgonzola. A acompanhar as típicas imperiais fresquinhas. A comida é razoável, nem boa nem má, quer o bife quer os escalopes cumpriam e ficámos saciados mas falta ali qualquer coisa. Talvez tudo muito industrial. É pena, um espaço deste calibre e peso histórico merecia melhor. Pergunto-me se ainda falta recuperar a cozinha para o nível de umas décadas atrás ou se hoje em dia somos mais exigentes? Não sei, porque foi a primeira vez que aqui fomos, mas é certo que em Lisboa há bifes muito melhores do que este. O atendimento é como a comida, razoável, nem bom nem mau. Já o preço é relativamente puxado, principalmente comparado com outras alternativas (algumas até bem próximas), mas também não se pode considerar excessivo.
Em suma, trata-se de um local agradável para ir com um grupo de amigos beber umas cervejas num dia de futebol e disfrutar de todos os lcds e projectores a dar o jogo.
Resumo
Custo médio por pessoa: 18 euros por pessoa
Comida: Razoável
Atendimento: Razoável
Mapa
O café Império está lamentavelmente na linha da mesma miopia dos restaurante outrora mais tipicos de Lisboa. Para quem não saiba, aqui vai a explicação: Quase todos os restaurantes famosos de Lisboa são detidos por grupos económicos, cada grupo detêm meia duzia de restaurantes de renome e que gerem como centros de custo; pode que até seja de momento rentável e certamente será mas ditos restaurantes perderam o toque humano que o dono imprimia; hoje o unico objectivo desses grupos é rentabilizar o investimento à custa da fama de outrora; uma visão miope que a médio prazo irá arrasar a restauração lisboeta; o serviço é horrivel, porque o pessoal mal pago tem muita rotação; a comida também não tem nenhum toque pessoal, porque ainda é mais dificl reter um bom cozinheiro com salário de escravo e no final o cliente acaba a “comer” o ambiente, a glória de outrora e quando tempo durará isso? A mesma história se repete lamentavelmente na Brasileira, Benard…..todos a viver do passado e vendendo o passado caro em uma realidade presente mediocre.
Exmos. Senhores, gostava que me esclarecessem uma dúvida: no Sábado irei com um grupo de amigos ao vosso restaurante mas alguns não vão fazer uma refeição. Será que pudemos permanecer no restaurante? Muito obrigada
Olá Sofia, esse tipo de perguntas tem de dirigir ao próprio restaurante, os comentários servem para dar a sua opinião acerca da casa.