Marisqueira Luminosa – Av. Almirante Reis

Esta marisqueira fica na Almirante Reis, praticamente em frente do Annapurna (uma agradável surpresa), e a pouco mais de 100 metros do Café Império (que foi uma desilusão). Portanto, a não existência de um padrão ali da zona, levou-nos lá sem qualquer tipo de expectativas (pré)formadas.

É a típica marisqueira à antiga portuguesa, luzes brancas fortes, mesas cobertas com folhas de papel, balcão amplo e o aquário perto da entrada com lagostas, lavagantes, sapateiras e afins. Não é um espaço de design, mas também não nos sentimos lá mal.

O menú também é o típico das marisqueiras/cervejarias com vários petiscos, bitoques, pratos do dia e é claro os mariscos a peso. Optámos pelos petiscos, umas ameijoas à bulhão pato e uns camarões à guilho. As ameijoas estavam sem dúvida boas, boa matéria prima e confecção, aprovado. Já os camarões, efectivamente pode-se considerar bem servido, mas numa marisqueira e num petisco de camarão apresentarem o prato à base de miolo de camarão congelado (aqueles que se utilizam para complemento de saladas, arroz, etc) não está aprovado. Para acamar finalizamos com um prego no pão, conforme se quer, apenas uma passagem suave pelo lume para manter a carne tenra e macia (e depois nós tratamos de carregar com “quilos” de mostarda).

Isto bemregado com  meia garrafa de vinho branco Muralhas bem fresca (um valor seguro), e umas imperiais (ou finos no Norte). Diga-se de passagem que as imperiais, a simples e singela cerveja a pressão estava no ponto, mesmo boa. É incrivel como nas marisqueiras normalmente a cerveja vem assim, e sabe mesmo bem, e noutros locais por vezes ou é a espuma, ou a temperatura, ou copo, ou qualquer coisa…será assim tão complicado apresentar a imperial como aqui?

O atendimento foi o normal, simples e simpático qb. Relativamente ao preço, numa marisqueira é sempre complicado aferir um valor médio de refeição, tudo depende do que se vai comer, porque desde o prato do dia ou do bitoque até à lagosta vai uma diferença abismal. Mas por comparação com outros restaurantes da especialidade podemos dizer que o preço é um pouco a cima da média, mas nada de especial.

Custo: gastámos 25 euros por pessoa, mas como em todas as marisqueiras depende muito do que se come. Por comparação um pouco acima da média.
Comida: entre o bom (ameijoas/prego) e o fraco (camarões)
Atendimento:  cumpridor, simpático qb

Mapa



10 Colheradas em “Marisqueira Luminosa – Av. Almirante Reis”

  • A Liminosa foi durante anos a referência nas cervejarias da Almirante Reis e até de Lisboa.
    Tinha uma optima cozinha com o melhor bife de Lisboa.
    Fechou durante um ano em que muitos clientes assiduos ficaram desprevenidos aguardando melhorias.
    Reabriu a cerca de 2 meses . E está um NOJO.
    Tudo de bom se perdeu. excepto a casa que se apresenta com melhor aspecto. Infelizmente não nos alimentamos de aspecto !
    Como antigo cliente peço que revejam rapidamente o que está mal (e é muita coisa). Caso contrário certamente serei mais um cliente que jamais lá voltará.

  • Boa tarde.
    Hoje dia 28/12/12 fomos almoçar (4 pessoas), após o encerramento deste Restaurante/Marisqueira, o qual já se encontrava fechado hà muito tempo, até se dizia da zona que já não iria abrir. Mas finalmente…..abriu e com um aspecto agradável mas, ao contrário do que se esperava, já não era a LUMINOSA de outros tempos….
    No tocante ao prato do dia(igual para os 4 – Cabrito assado à padeiro), pediu-se duas doses para os quatro que, mais parecia meia dose e, ainda mais, numa das doses vinha parte do pescoço e ossos e…. carne pouca, sendo cada dose de € 17,90 e muito mal servido.
    Chegámos a fazer aniversários do nosso filho e jantares de serviço e quem conheceu a LUMINOSA anterior e a actual é do dia para a noite, contudo a comida é bem confecionada e a doçaria também é boa.
    Mas……é SUPER CARO.
    A Cervejaria TICO TICO na Av. Rio de Janeiro, em Alvalade-Lisboa, supera em todos os aspectos a LUMINOSA.
    Não voltaremos de novo e não recomendamos!!!!!!!!!
    Teresa

  • Sou cliente da Luminosa ,há mais de 25 anos ( desde que abriu ) !
    Como em tudo na vida ,há momentos belos e outros nem tanto :
    o restaurante-marisqueira Luminosa ,não podia fugir à regra tendo tido entre 2009 e 2011 periodos negros !
    Desde que reabriu há ± 4 meses ,tem sido uma agradável surpresa ,
    BEM PELA POSITIVA ,pois tem MUITA QUALIDADE e acima de tudo apresenta hoje em dia MUITA HIGIENE ,coisa que até 2011 ,quando encerrou , não tinha !
    É de destacar que o marisco servido é sempre cozido no dia ,de frescura máxima ( sei que os fornecedores são os mesmos da Cervejaria Ramiro ) …
    os rissois de camarão e os crockets , são divinais ….
    o presunto e o salpicão pata negra , são do melhor !
    Os pratos regionais ,servidos diariamente ,falam pela excelente cozinha !
    Por tudo isto e pelo excelente atendimento ,continuarei a ser CLIENTE FIEL !

  • Eu RECOMENDO a Luminosa pelo facto, de ainda ser uma das melhores Marisqueiras da Av. Almirante Reis !!
    Reabriu com um novo look, que por sinal muito bonito , com uma cor quente , contrastando com o branco que faz jus a quem a decorou! Uma “casa” que esteve fechada durante algum tempo, e reabre com nova gerência, é bom que as pessoas que eram assíduas da mesma, continuem a marcar presença, temos o dever de dar uma nova oportunidade à nova gerência!! Sempre comemorei aniversários, e vou continuar porque os olhos também comem, e eu gosto de estar num local muito asseado, o que não se via nos últimos anos nesta Marisqueira!!

  • GRANDE E BOA SURPRESA ,

    Depois de ter ficado assustado com os comentários absurdos de dois ” clientes” ,( onde se denotam quaisquer outros interesses …) ,ontem voltei à LUMINOSA ,com um grupo de amigos e fomos todos surpreendidos !
    No novo “look” , as Tv`s panorâmicas dão-nos a possibilidade de assistirmos a qualquer jogo em 3D e a excelente iluminação é demonstrativa da intenção em mostrar a HIGIENE existente !
    Mas o MELHOR , foram sem duvida as excelentes SAPATEIRAS e o seu maravilhoso recheio ; até hoje poucas vezes comi algo idêntico !
    Os bifes estavam no ponto ,com um molho cremoso e apetitoso : no meu caso acompanhei com molho de piri-piri fresco feito ao momento pelo CHEFE !
    O atendimento foi descontraído ,sem o chatinho corre-corre !
    A surpresa final ,foi a conta ….bem simpática ,com OFERTA do pagamento no NOVO PARQUE DE ESTACIONAMENTO , distante ± 30 metros !
    A velha Almirante Reis e os apaixonados pelo FUTEBOL merecem o regresso deste PONTO DE ENCONTRO !

  • A NOVA FACE DA ALMIRANTE REIS ……

    A ” nova ” LUMINOSA , veio contribuir para que a Av.Almirante Reis, volte aos seus momentos de beleza e magia ,oferecendo aos lisboetas e seus visitantes o perfume das boas tradições citadinas !
    O restaurante em si , está com linhas modernas , onde sobressai a luminosidade do espaço e as cores utilizadas levam-nos a imaginar que estamos em ambiente tropical ,o que origina um maior prazer na apreciação do excelente marisco à disposição !
    Recomendo o camarão à guilho ( se o enrolar em tiras de presunto pata negra ,ainda melhor )e o fresquissimo camarão do Algarve !
    Não deixem de apreciar a ……..
    CABEÇA DE CHERNE NA CATAPLANA….e a PARRILHADA DE CARNES ARGENTINAS !
    Antes do aromático café provei a mousse de manga e ….repeti !!!!!

  • A Luminosa de hoje, não tem nada a ver com a Luminosa do antigamente.
    Um espaço restaurado com gosto que oferece ambiente confortável, para o qual a ementa apresentada, extensa na oferta, oferece alguns pratos de elogio como o Bacalhau à Luminosa, Moamba de Galinha à Angolana, Cozido à Portuguesa, Bife à Luminosa, Arroz de Pato, etc. Peixe fresco, ostras e marisco.
    As sobremesas são uma delícia.
    Atendimento afável e boa garrafeira.
    Com parque de estacionamento (ao lado).
    Recomendo!

  • Esta casa a LUMINOSA que eu vi nascer e que, frequentei diariamente durante alguns anos. Com a gerência sr.ANTÓNIO e PEREIRA, assim como restantes funcionários,JOÃO,PINTO,BARATA,AUGUSTO,SILVA,SOUSA etc..NÃO esquecendo o chefe MEIRELES,e a cozinheira ROSA,que nos deliciava com seus pratos Moamba de Galinha à Angolana,Tripas à moda do Porto,Caril de Camarão à Indiana,etc.. assim como toda a qualidade e variedade de Peixe Fresco e Mariscos,as sobremesas deliciosas. QUE SAUDADES TENHO DESSE TEMPO.

  • Simplesmente o melhor bacalhau e mais bem servido que comemos em 6 restaurantes diferentes de Lisboa. Nota 10 em todos os quesitos.

Deixar uma resposta