Categoria: Ibérico

Touro Ibérico – Alcabideche

Numa festa de aniversário, fomos parar a este restaurante em Alcabideche (lá para trás do sol posto). Neste restaurante comemos simplesmente o melhor bife dos últimos anos, agora se quiser pode continuar para a ler os detalhes, mas o mais importante já está dito.

O Touro Ibérico fica um pouco fora de mão para nós, mas como era para um aniversário de um bom amigo lá fomos pela A5 fora até Alcabideche. Fica situado na rua principal e ocupa uma casa inteira, portanto é bastante fácil de encontrar. O espaço é muito agradável, com madeira, mármore e cores vivas a combinarem muito bem. O conceito conforme o próprio nome indica é de um restaurante ibérico, com traços de bodega ou taberna espanhola, sevilhanas e fortes influências da tourada. Tem também música ao vivo, mas já lá chegamos.

Visto ser um grupo relativamente grande, os lugares na mesa estavam bem apertados, mas foi um inconveniente da situação que noutro tipo de ocasião concerteza não se repete. Outra diferença relativamente ao serviço normal, derivado de estarmos num grupo foi o menú especial em que por 20 euros é servido entradas (pão, queijo, presunto e azeitonas) 2 tipos de carnes, acompanhamentos, sobremesa e bebidas.

A primeira porção de carne servida foi um medalhão de touro e avisamos que convém não exagerar nas entradas, porque vale mesmo a pena saborear e comer com apetite porque a carne é simplesmente deliciosa, tenra e saborosa. Acompanha a carne o arroz, feijão, batata frita e salada e tudo bem regado com sangria e caipirinhas. Voltamos a salientar que este foi o melhor bife que nos apareceu nos últimos anos, e não estava bom por causa do molho xpto ou condimento especial, era simplesmente grelhado com sal. Questionado, o proprietário revelou que o fornecedor da carne é o próprio pai que é produtor, e que é uma produção biológica, etc, etc. Verdade? Não sabemos, mas que o resultado final convence, e muito!

A segunda variedade de carne foram tiras de porco preto, que também estavam boas, mas depois da quantidade e qualidade do medalhão de touro foram  saboreadas com mais moderação. Para finalizar, para sobremesa a mousse de chocolate, que realmente náo é a especialidade da casa mas também não compromete (aliás até que podia ser horrivel que o restaurante já estava “comprado”). Já fora do menú o bolo de aniversário e o champanhe para ficarmos em estado de prestes a rebentar 🙂

A referência para o atendimento, extremamente simpático e paciente (as pessoas em  grupos ganham uma dinâmica que não teriam sós ou em casal), embora não seja curioso que sejam todas sevilhanas do Brasil (não temos nada contra o Brasil, antes pelo contrário), mas não deixa de ser curioso. A música ao vivo era assegurada também por uma sevilhana do Rio de Janeiro, de forma que o reportório era mais ajustado para um restaurante brasileiro.

Resumindo, foi um aniversário muito bem passado, o restaurante embora para nós tem o inconveniente de ficar relativamente longe, tem uns bifes deliciosos. O atendimento também é agradável e o preço final para a abundância e qualidade pode-se considerar adequado.

Custo médio por pessoa: 20 euros
Comida: Melhor bife dos últimos tempos
Atendimento: Simpático e eficaz

Mapa