Categoria: Japonês

Edo Sushi – Alameda dos Oceanos

edo_sushi2Mais uma volta, mais uma viagem, mais um restaurante japonês. Desta vez saiu na rifa o Edo Sushi, localizado na zona Sul do parque das nações perto do Bella Mia. É um restaurante relativamente pequeno mas bonito, uma sala ao estilo corredor, com mesas de um lado e do outro, balcão no final e ao fundo um jardim interior que empresta gosto e equilíbrio. Um ponto negativo é que de Inverno a sala torna-se um pouco fria, já pela positiva temos de assinalar a típica esplanada a marcar presença nos dias de Sol.

Eedo_sushimbora Edo evoque o antigo nome de Tóquio, o Edo Sushi pouco tem de tradicional, reinam propostas de fusão e cozinha moderna japonesa. Optámos pelas Gyosas de entrada e pelo menu de degustação. As Gyosas foram uma grande desilusão… sem consistência nenhuma, a massa fresca ou foi mal preparada ou foi preparada para o almoço e servida ao jantar. Já o menu de desgustação foi uma agradável surpresa, o Sushi estava muito fresco e com bastante variedade, desde os clássicos Makis e Sashimi, passando pelos Ngiris e Uramakis, e acabando nas peças mais modernas, os Uramakis (enrolados com o arroz por fora) aos California e Hot Sushi com queijo Filadélfia. O balanço no final é positivo, embora a nossa preferência pelas peças clássicas, trata-se de um menu de degustação e foi conseguido um bom equilíbrio entre as diversas variedades apresentadas. Podia talvez ser um pouco melhor servido em termos de quantidade pois as cerca de 20 peças não foram suficientes e mesmo com as Gyosas de entrada foi necessário pedir um reforço.

De assinalar também que o Edo Sushi é um restaurante bastante dinâmico em termos de eventos, desde festas privadas até saídas de barco (!), passando por promoções e ofertas temáticas. Para acompanhar as iniciativas basta aceder à página do Facebook.

Em resumo, espaço pequeno mas bonito e original (com esplanada no Verão). Preço adequado, a rondar os 20 euros por pessoa já com bebidas incluídas. Sushi fresco e de qualidade. É uma boa aposta para os apreciadores de fusão e cozinha japonesa moderna.

Custo: 20 euros por pessoa
Comida: Sushi bom
Atendimento: Algures entre o eficiente e o atabalhoado

Mapa

Koko Sushi Bar – Av. D. João II

Koko SushiTodas as épocas têm as suas modas, e de um par de restaurantes japoneses há 20 anos, a cidade de Lisboa tem agora inúmeras propostas do género, este Koko Sushi é uma das mais recentes aparições desta vaga de restaurantes japoneses. Como se sabe, a abundância de oferta nem sempre é sinónimo de abundância de qualidade, e pelo meio de (muitas) boas opções existem também casas a viver à boleia do descoberto apetite pelo peixe cru.

Koko SushiO Koko Sushi Bar fica na Av. D. João II na zona central do Parque das Nações, para quem entende o sistema de numeração de portas daquela zona é no 1.13.02, para todos nós humanos fica a seguir ao hotel Tivoli sentido centro da cidade. Ao entrar, deparamos com um espaço amplo com um pé-direito bastante alto, bem decorado em tons terra, dourado e bambu e com os chefs a desenvolverem o trabalho numa ilha no meio da sala. Tem a possibilidade de mesa e cadeiras ou da almofada rasa (a imitar o tradicional tatami). É um local bonito e agradável, embora pontualmente lembre em demasia um lobby de hotel.

OKoko Sushi Sushi? É bom, muito bom. O menu de degustação vem com uma grande variedade de Sushi, desde os clássicos (maki, sashimi, nguiris)  aos mais modernos e ocidentalizados (temakis, gunkans, hot) com algumas peças de fusão inovadoras e variações deliciosas como por exemplo sushi feito com arroz com tinta. Além de delicioso a quantidade também era generosa.

O preço tem de se considerar adequado, um valor a rondar os 30 euros por pessoa abre as portas a uma das melhores experiências de Sushi da cidade.  Existe também a opção do rodízio por 19.90 euros por pessoa que poderá ser uma opção a experimentar um dia destes, no entanto pareceu-me que a variedade não é tanta com no menu de degustação.

Em resumo, espaço bonito e sushi muito bom. Preço infelizmente um pouco alto, mas adequado em termos de relação preço/qualidade.

Custo: 30 euros por pessoa
Comida: Sushi delicioso
Atendimento: Eficiente, por vezes um pouco “achinesado”

Mapa

Sushi Delicioso – Rua Maria Andrade

Depois do sushi high cost, fomos até ao sushi mais low cost de Lisboa. Trata-se do Sushi Delicioso na Rua Andrade (bem perto de um dos nossos restaurantes favoritos), a formula é simples, 7.5€ por pessoa, bebidas à parte, e parte-se para o ataque ao buffet com toda a força.

O espaço, não é propriamente bonito nem requintado, basicamente um corredor com mesas de um lado e o buffet e o balcão do outro. As típicas luzes de cozinha, fluorescentes tubulares, completam o ramalhete (pelo menos vê-se bem o que se come). Enfim, não há grande coisa a acrescentar e seguimos directamente para o buffet.

Sushi DeliciosoO buffet, é um mix de comida chinesa e japonesa. As gyosas (sim, adoramos gyosas) são sofríveis… já o sushi é razoável, infelizmente não é delicioso, mas até superou as nossas expectativas. É preciso tomar em conta a típica artimanha dos restaurantes “coma tudo o que conseguir” que é encher o sushi ao máximo de arroz e depois um “palito” de peixe no meio, outra artimanha que convém ter atenção é a criatividade materializada na apresentação de vários tipos de sushi com frutas ou vegetais. A oferta é limitada, resume-se a sushi, alguns sashimis de salmão (que se evaporam rapidamente), nigiris com camarão ou a lamina de salmão e pouco mais. Não espere encontrar hot-sushi, temaki (os cones), uramaki (sushi enrolado com o arroz por fora) ou outras variedades de sushi.

Chega a um ponto em que comer 20 peças de sushi, cada uma igual à outra, começa a tornar-se um pouco monótono… portanto estava na hora de atacar as especialidades de comida chinesa incluídas no buffet. Desde o típico arroz chau-chau (um pouco seco, já deveria estar ali aos elementos tempo a mais) aos crepes passando pelas massas e chop suey. Na realidade, talvez pelo nível natural de exigência ser mais baixo do que relativamente às especialidades japonesas, temos que considerar em geral muito aceitáveis estas propostas.

Em conclusão, o Sushi Delicioso poderá ser uma opção low cost a considerar dentro de certos parâmetros.  As expectativas conforme o preço deverão ser baixas, não, não é o sitio ideal para impressionar a sua nova namorada. O sushi não é delicioso (muito arroz, e pouco peixe e muita fruta pelo meio) e a variedade é limitada. As opções chinesas são de considerar. Poderá ser uma opção a levar em conta, quando o orçamento é limitado e não nos importamos em trocar a qualidade por quantidade.

Custo: 7.5 euros por pessoa + bebidas
Comida: Buffet de comida japonesa (sofrível) e chinesa (bom)
Atendimento: Nada a assinalar

Mapa