Etiqueta: bitoque

Verde Minho – Calçada Santana

Verde MinhoNuma zona castiça da cidade de Lisboa, bem perto do Martim Moniz, esconde-se um exemplar de uma espécie em vias de extinção, a verdadeira tasca portuguesa. É melhor esquecer o carro cá em baixo, a calçada foi feita para se subir a pé. A pergunta é, se vale a pena a caminhada?

O espaço é do mais básico que se possa imaginar, e não é propriamente bonito. Faz parte do conceito tasca: cadeiras, mesas um balcão e tudo o resto são acessórios. No entanto há qualquer coisa de familiar, que nos deixa à vontade para o que vem a seguir.

E o que vem seguir, são os bitoques à homem, a meia dose de entremeada que uma pessoa normal tem muita dificuldade em ver o fundo do prato, o frango (bem) assado. A batata frita que não veio pré-congelada dentro de um saco. A salada de alface e tomate com um fiozinho de azeite e vinagre. O jarro de tinto da casa. O jarro de branco da casa. O Sr. Horácio sempre em cima do acontecimento. Enfim, um mimo.

E o melhor de tudo? O preço. Vou escrever isto baixinho para ninguém saber, mas preços destes já não se usam. Basta entrar no Verde Minho com uma nota de 5 euros e mais uma ou duas moedas, e uma pessoa habilita-se a sair muito bem de lá….

Concluindo, é uma tasca portuguesa concerteza, não é um restaurante de charme, mas come-se bem e barato.

Custo: 7 euros por pessoa
Comida: Bom e bem servido
Atendimento: Familiar

Mapa

Marítima de Xabregas – R. Manutenção

A Marítima é um restaurante clássico com aquele ar de que o passar do tempo não faz mossa ali. É um restaurante/cervejaria de comida típica portuguesa e churrasco. Fica situado em Xabregas, na rua da Manutenção junto à Av. Infante D. Henrique. O estacionamento exterior é bastante fácil, embora mesmo em frente ao restaurante costuma estar um arrumador a pedir dinheiro.

O espaço é composto por duas salas amplas e uma pequena com ambiente simples e descontraiado. Dispõe de zona para fumadores, e duas televisões a “animar” a clientela. Trata-se portanto de uma cervejaria à antiga portuguesa como já vai sendo dificil encontrar.

A especialidade da casa anunciada em vários sitios é o bacalhau assado na brasa, ignorámos a sugestão e pedimos pratos de carne. O típico bitoque com ovo a cavalo e entrecosto de porco preto na brasa. Os pratos foram servidos extremamente bem servidos, aliás já não me recordava de ser servido assim faz algum tempo. Além de bem servido a comida estava saborosa. O entrecosto estava um pouco gorduroso mas tratava-se de porco preto, portanto poderá considerar-se normal. Escusado será dizer que chegados ao fim a barriga já não dava para mais e que saltámos a sobremesa directamente para o café.

Nota ainda para a simpatia do staff e para o preço adequado.

Resumo
Custo médio por pessoa: 12 euros
Comida: Bom
Atendimento:Bom

Mapa