Etiqueta: Broa de bacalhau

Páteo – Rua do Açúcar

O Páteo fica na Rua do Açícar, uma paralela à Av. Infante D. Henrique, junto aos silos da Nacional. Um pouco à frente  do restaurante alentejano D’Avis. E foi com o intuito de ir ao D’Avis que saimos de casa mas estava reservado para uma festa…. e assim chegámos ao Páteo. Refira-se que naquela zona estaciona-se praticamente à porta sem dificuldade nenhuma.

A casa é bastante espaçosa e recria um típico páteo Alfacinha, género daqueles que se vêm nos filmes portugueses a preto e branco. A ideia está bem conseguida, mas à noite a iluminação poderia estar mais agradável e o próprio espaço torna-se frio na medida do amplo espaço e da iluminação muito clara. Tem um espaço especial para fumadores que acaba por ser mais aconchegador (pelo menos à noite).

Escolhemos um prato que é anunciado como uma especialidade da casa, a broa de bacalhau com grelos e vinho branco da casa. Enquanto esperávamos, fomo-nos entretendo com uma salada de polvo que estava bastante boa. Não tivemos de esperar muito até chegar o bacalhau, e realmente temos de admitir que é uma especialidade da casa, trata-se de uma broa cortada em que é retirado o miolo que é misturado com o bacalhau e os grelos e depois tudo é servido na própria broa. O resultado final é muito bom e recomenda-se, além da qualidade também se tem de destacar a quantidade, no menú é indicado para 2 pessoas, mas nós éramos 3 (bom, 2 e meio vá lá) e chegou e sobrou.

O atendimento foi impecável, eficaz e simpático. Um estabelecimento como estes o atendimento poderia facilmente cair no pretensiosismo, mas felizmente não é o caso. Relativamente ao preço, é mais para cima do que para baixo, apontamos para a média de 20 euros por pessoa. No entanto (pelo menos na broa de bacalhau) é justificado pela qualidade e quantidade.

Se iremos lá voltar? Para comer à “antiga portuguesa” broa com bacalhau seguramente, provávelmente poderemos arriscar outros pratos mas o custo sobe e pode não compensar da mesma maneira.

Resumo

Custo médio por pessoa: 20 euros
Comida: Quantidade e qualidade
Atendimento: Eficiente e simpático

Mapa