Etiqueta: gratinado de salmão

Tapadinha – Calçada da Tapada

Depois de uma semana intensa, em que a jornada de Sexta-feira em vez de acabar às 19h acaba às 21h30, nada melhor do que começar o fim de semana com um bom jantar fora. Convém, com o adiantar da hora, escolher um dos vários restaurantes abertos até tarde que existem em Lisboa, sob pena de darmos por nós pressionados pelas horas.

O restaurante escolhido para cumprir a missão de saciar o estômago e a alma (um pouco) fora de horas foi o Tapadinha. O Tapadinha é o restaurante russo mais antigo de Lisboa e será que resiste ao teste do tempo? A resposta curta: sim. Para a resposta longa é continuar a ler 🙂

A localização é na calçada da Tapada, mesmo por baixo da ponte 25 de Abril, e tem um grande parque de estacionamento mesmo em frente. Lá dentro a decoração baseada em tons de preto e vermelho e posters da terra dos czares. Mais intimista e à meia luz no rés do chão (um ambiente romântico ou conspirativo género Outubro Vermelho), a cave é mais apropriada para jantares de grupo com mesas maiores.

O menú tem várias entradas que nos pareceram muito interessantes, mas bastou o couvert para nos entreter enquanto se espera pelo prato principal, as beringelas recheadas óptimas, bem como o paté de queijo freco e o pão escuro. Para prato principal, escolhemos o frango Kiev e o prato de peixe do dia, gratinado de Salmão, para acompanhar um Mateus Rosé bem fresquinho.

Ambos os pratos têm um óptima apresentação e quantidade. A comida estava deliciosa e tem sempre aquele toque exótico, quer seja pela inclusão de frutos vermelhos, trigo ou outro ingrediente típico do leste. Os mais aventureiros têm à disposição os bifes tártaros e afins, nós não quisemos arriscar tanto na escolha. O vinho rosé foi uma óptima combinação.

Nota negativa, para o atendimento, sempre um pouco atabalhoado e ineficiente… os empregados não serão jovens demais (vários aparentam menos de 18 anos) ? Também de referir que não servem vinho a copo o que obriga sempre a mandar vir uma garrafa. O preço é ajustado tendo em conta a qualidade/quantidade dos pratos principais.

Resumo

Custo médio por pessoa: 20 euros por pessoa
Comida: Excelente
Atendimento: Atabalhoado

Mapa