Em busca do bom, bonito e barato!

Sushillout – Alfama

Quando fomos ao Viagem de Sabores, passamos pelo Sushillout que não conheciamos e como tinha bom ar decidimos que um dia iriamos experimentar. Pois bem, esse dia chegou rápido e lá fomos experimentar a comida luso-japonesa que se serve nos lados de Alfama.

O Sushillout fica situado na Travessa do Almargem que é uma perpendicular à Rua das Cruzes da Sé, mais ou menos por trás da Casa dos Bicos quando se sobe para o Castelo. As recomendações relativas aos acessos são exactamente as mesmas que o Viagem de Sabores (bem como para todos os outros restaurantes naquela zona). Ir de transportes, ou deixar o carro junto ao rio e aproveitar para caminhar um pouco neste típico bairro alfacinha.

O restaurante é muito bonito, à base de tons pretos e vermelhos e num edificio rustico restaurado com os pormenores em pedra a contraste com o estuque e um pé direito bastante alto. Uma iluminação indirecta agradável, espelhos, mesas com cadeiras e/ou sofás ou baixinhas com almofadas compõem o ambiente.  Na nossa opinião, aliás como é habitual, a televisão é perfeitamente dispensável, no entanto embora tivesse a passar a Sport TV o som ambiente era uma música lounge/chill-out e não o relato da televisão.

Para arrancar as hostilidades uns Gyosa de Frango, um género de raviolli com frango e legumes, acompanhado com um molho especifico mais doce que o molho de soja, simplesmente delicioso. Avançamos para o tradicional combinado Sushi to Sashimi e o Tempura, para acompanhar uma garrafa de Cabriz tinto (portanto será a influência lusa do restaurante luso-japonês a funcionar !?). É necessário aguardar um pouco visto que a preparação é feita na hora.

Vale a pena a espera. O Sushi to Sashimi estava muito bom, com peixe fresco e com as proporções certas de peixe e arroz (infelizmente certos restaurantes japoneses carregam no arroz e “esquecem-se” do peixe, mas não é o caso). O combinado inclui 22 unidades (para 2 pessoas) entre sashimi, as fatias de peixe fresco simples,  nigiri, arroz de sushi com peixe a cavalo e maki, o típico peixe com arroz enrolado em alga marinha. Dos melhores Sushis que já comemos. O Tempura claramente foi o elo mais fraco, especialmente porque a quantidade de marisco é género ração de combate e os ingredientes limitados (podia levar por exemplo lulas, cogumelos, etc). Para finalizar um Fondue de chocolate com morangos, visto que entre peixe, arroz e vegetais estava uma refeição demasiado saudável.

Relativamente ao preço, sempre nos questionámos dos preço proibitivos dos restaurantes japoneses, mesmo agora que há um em cada esquina (muitos num espaço onde existia um restaurante chinês…) os preços continuam em geral muito elevados. Neste campo o Sushillout é uma agradável surpresa, sem ser barato, é perfeitamente possivel conseguir no final um preço por pessoal razoável, especialmente comendo à vontade e saindo perfeitamente saciado. Relativamente ao atendimento nada a apontar, eficiente e simpático qb.

Nota ainda para a possibilidade do Take-Way para organizar um jantar japonês em casa e dos Workshps aos Domingos para quem se quiser iniciar na arte da cozinha nipónica.

Custo médio por pessoa: 20 euros
Comida: muito bom, uma aposta segura para qualquer apreciador de cozinha japonesa
Atendimento:  Eficiente

Mapa



Deixar uma resposta