Em busca do bom, bonito e barato!

Unique / Faces in Chiado

Desta vez fomos até ao Chiado, ao restaurante Unique, aberto à menos de um ano e da conhecida estilista Fátima Lopes. Normalmente famosos e restaurantes não casam lá muito bem, arrancam com pompa e circunstância com uma grande festa com direito a publicidade grátis nas revistas e programas cor de rosa e depois é sempre a descer até ao encerramento. No entanto neste caso existe substância…

A zona do Chiado como se sabe é de dificil acesso e estacionamento (e não vale a pena andar a inventar que a policia municipal faz um patrulhamento agressivo), por isso aconselhamos a ir com tempo e quem sabe desfrutar de um agradável passeio a pé para abrir o apetite.

O restaurante, que também funciona como bar até às 02h00, fica num prédio de estilo pombalino, muito bonito. Lá dentro um espaço bastante elegante. Áreas amplas em tons brancos, pretos e roxos, com uma iluminação suave a condizer com os ritmos suaves do chill-out que se fazem ouvir, tudo está pensado para agradar e fazer o cliente sentir-se bem. No rés-do-chão existe um bar lounge, onde se pode apreciar uma bebida ou uma refeição ligeira, e na mezzanine ao nivel do primeiro andar é a zona de restauração, zona para onde fomos prontamente encaminhados.

Da carta, avançámos para um menú de degustação de 6 pratos, e para acompanhar uma garrafa de “2 Quintas” reserva (um dos poucos vinhos comportáveis em termos de preço). Logo no couvert deu para perceber que seria uma boa refeição, vários tipo de pão (sementes, tomate, etc) com azeite e vinagre balsâmico. Extremamente simples, mas muito bom derivado da óptima qualidades dos produtos apresentados. Quer o prato de peixe, camarão com tamboril e arroz de tomate, quer o prato de carne, bochechas de porco (assadas durante horas), batata, castanha e bacon, intervalados com gelado de limão e hortelã para limpar o palato, estavam muitissimo bons. A própria sobremesa e salada de entrada também estavam impecáveis.  Simplesmente memorável.

Temos de dar os parabéns ao chef João Simões pelo belissimo jantar, e se até agora a nossa referência nestas (ainda curtas) andanças de cozinha de autor era o chef Vitor Sobral, a partir de agora temos também de incluir este jovem chef. Curiosamente num registo muito diferente, sabores mais fortes, mais apaladados, muitas ervas aromáticas, mais perto da cozinha tradicional à moda antiga, mas igualmente muito bom.

Como não há bela sem senão, o preço é bastante alto, cada menu de degustação fica na ordem dos 32 euros, o vinho (dos mais em conta) 25 euros, o café 2 euros, etc… se vale a pena? Para um jantar especial sem dúvida. Custa menos pagar por um jantar desta qualidade, do que por vezes pagar muito menos mas sermos “brindados” com uma refeição que não vale nada.

Nota: o restaurante entretanto mudou de nome, agora é Faces (in Chiado), mas em tudo o resto é basicamente o mesmo.

Resumo
Custo: Elevado, 50 euros por pessoa (é bom e bonito, mas não é barato)
Comida: Óptima, de primeira qualidade
Atendimento:  Impecável

Conhece este restaurante? O que achou?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (seja o primeiro)

Mapa



1 Colherada em “Unique / Faces in Chiado”

  • Fátima Lopes alarga o seu universo à restauração e bebidas e cria conceito “Faces”. O Chiado Unique passa a Faces in Chiado.
    O glamour do universo Fátima Lopes / Face models junta-se à excelência do serviço e da cozinha portuguesa de autor, a cargo do premiado Chef João Simões.
    O Faces in chiado apresenta a nova carta para a primavera / verão 2011, e como atracção principal, o menu degustação “prêt-a-porter” de 6 pratos por apenas €25,00. Este menu, de preço permanente apresentará novas propostas duas vezes por mês.
    Situado numa zona nobre de Lisboa, o Chiado, o Faces in chiado pretende posicionar-se como um restaurante / bar que alia a qualidade da melhor cozinha portuguesa de autor, a preços acessíveis.
    Brevemente haverá continuidade do conceito, com a abertura do bar Faces in Bairro Alto. O rebrand do restaurante deve-se à política de expansão e internacionalização da marca Fátima Lopes / Faces.

Deixar uma resposta